nada te turbe

Santa Teresa de Ávila
Amor a Deus e ao próximo

Muitas vezes penso, meu Senhor, que se com alguma coisa se pode sustentar isto de viver sem Vós, é com a solidão, porque descansa a alma no seu descanso, embora muitas vezes se dobre o tormento por não gozar dele com inteira liberdade; mas o tormento volve-se em deleite, como o que dá ter de tratar com as criaturas e deixar de estar a sós com o Seu Criador. Que é isto, meu Deus, de vir o descanso a cansar a alma que só pretender contentar-Vos?

Ó Amor poderoso de Deus, quão diferentes são os teus efeitos dos do amor do mundo! Este não quer companhia por lhe parecer que lhe vão tirar o que possui; o do meu Deus, quantos mais são aqueles que O amam, mais cresce, e assim se temperam os seus prazeres ao verem que não gozam todos daqueles bens. Oh, bem meu, que fazeis que nas maiores consolações e contentamentos que conVosco se têm, lastime a alma a memória de muito que há que estes contentamentos não querem, e dos que para sempre os hão-de perder; e assim busca a alma meios de achar companhia, e de bom grado deixa o seu prazer quando pensa que alguma parte do que deixa será para que outros o procurem gozar.

Mas, meu Pai do Céu, não valeria mais deixar estes desejos para quando a alma estivesse com menos consolações Vossas, e que agora toda se empenhasse em de Vós fruir? Ó meu Jesus, quão grande é o amor que tendes aos filhos dos homens, para que o maior serviço que se Vos possa prestar seja deixar-Vos a Vós por amor deles e por ganho deles, e para que só então sejais possuído mais inteiramente, porque embora a vontade se não satisfaça tanto, deleita-se a alma por Vos contentar, e vê que neste estado mortal os prazeres da terra são incertos, ainda que pareçam ser dons Vossos, se não forem acompanhados do Amor do próximo. Quem o não amar, não Vos ama, meu Senhor, pois que com tanto sangue vemos provado tão grande Amor que tendes aos filhos de Adão.

Escrito por Santa Teresa de Jesus [Santa Teresa d'Ávila],
retirado do site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura



Boomp3.com

Sem comentários: